quarta-feira, 18 de maio de 2011

Valência - Ciências

  O tipo de ligação que os átomos realizam entre si depende do número de elétrons que os átomos podem ceder, receber ou compartilhar. A capacidade que os átomos tem de combinar-se ganhando, cedendo ou compartilhando elétrons, recebe o nome de "Valência."
  Dependendo do número de elétron ganhos, cedidos ou compartilhados por seus átomos, os elementos químicos são classificados em: monovalentes, que são elementos cujos átomos ganham ou sedem um elétron (Ex: Na +, Cl -, I -) ou compartilham 1 par de elétron (como o hidrogênio). Bivalente os elementos cujos átomos ganham ou sedem (Ex: Ca z+, S z-, Mg z+) ou compartilham 2 pares de elétrons (como o oxigênio).
  Na química, valência é um numero que indica a capacidade que o átomo de um elemento tem de se combinar com outros átomos, capacidade essa que é medida pelo número de espaços omissos nas camadas eletrônicas do átomo. Os adjetivos que descrevem as valências atômicas usam prefixos gregos, como mono, bi, tri, tetra etc... para valências iguais a 1, 2, 3, 4... Grupo dos elementos principais que são os metais geralmente possuem uma valência, igual ao número de elétrons na ultima camada de valência. Metais de transição frequentemente possuem diversas valências.
  O termo valência não significa o mesmo que o termo número de oxidação. Para um simples composto iônico o número de oxidação de um metal será geralmente igual ao de valência, embora para compostos covalentes que envolvem não-metais haja frequentemete uma diferença.
>

Nenhum comentário:

Pesquise