segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Era de Vargas - História

  Vargas governou deste 1930 até 1945 (15 anos)
*  Governo Provisório (1930 a 1934).
*  Governo Constitucional (1934 a 1937).
*  Governo Ditatorial (1937 a 1945).
>

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Valência - Ciências

  O tipo de ligação que os átomos realizam entre si depende do número de elétrons que os átomos podem ceder, receber ou compartilhar. A capacidade que os átomos tem de combinar-se ganhando, cedendo ou compartilhando elétrons, recebe o nome de "Valência."
  Dependendo do número de elétron ganhos, cedidos ou compartilhados por seus átomos, os elementos químicos são classificados em: monovalentes, que são elementos cujos átomos ganham ou sedem um elétron (Ex: Na +, Cl -, I -) ou compartilham 1 par de elétron (como o hidrogênio). Bivalente os elementos cujos átomos ganham ou sedem (Ex: Ca z+, S z-, Mg z+) ou compartilham 2 pares de elétrons (como o oxigênio).
  Na química, valência é um numero que indica a capacidade que o átomo de um elemento tem de se combinar com outros átomos, capacidade essa que é medida pelo número de espaços omissos nas camadas eletrônicas do átomo. Os adjetivos que descrevem as valências atômicas usam prefixos gregos, como mono, bi, tri, tetra etc... para valências iguais a 1, 2, 3, 4... Grupo dos elementos principais que são os metais geralmente possuem uma valência, igual ao número de elétrons na ultima camada de valência. Metais de transição frequentemente possuem diversas valências.
  O termo valência não significa o mesmo que o termo número de oxidação. Para um simples composto iônico o número de oxidação de um metal será geralmente igual ao de valência, embora para compostos covalentes que envolvem não-metais haja frequentemete uma diferença.
>

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fauvismo - Artes

  O Fauvismo foi um movimento artístico que teve origem no final do século XIX, por um período relativamente curto, durante 1898 a 1908, porém revolucionou o conceito de cor na arte moderna. As cores eram utilizadas puras para delimitar planos, criar perspectiva e modelar volume.
  Conhecida como uma tendência estética na pintura, a qual buscava explorar no máximo, a expressividade das cores representação pictórica.
  A tendência fauvista não só evolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origem dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas.
  O termo "Fauvismo", teve origem a partir das observações do critico de artes Louis Vauxcelles após ter visitado uma exposição de pinturas de vários artistas, entre eles Henri Matisse. Vauxcelles utilizou a expressão "Les Faudes" ao se referir aos artistas. O significado do termo seria "animais Selvagens".
  Tem como principal característica a máxima expressão victórica, onde as cores são ultilizadas com intensidades e não se prendem a detalhes da representação, mas apresentam a simplificação das formas.
  Os temas eram leves e não tinham intenção critica, revelando apenas emoções e alegria de viver.
  Os artistas que se destacaram nesse movimento: só a liderança de Matisse, pintores como Georges Braque, André Derain, Georges Rouault, entre outros.
  Os artistas deste novo estilo aplicaram ao seu trabalho uma energia poética através de linhas rigorosas, da simplificação tramatica das formas e da aplicação de cores intensas.
>

Pesquise