segunda-feira, 11 de abril de 2011

Primeira Guerra Mundial - História

  A razão principal do conflito foram as disputas entre as nações industrializadas da Europa. Essas disputas eram resultado da política imperialista, ou seja, da política de conquista de territórios,de mercados consumidores e de áreas de influência.
  Devido a essa situação,as vésperas de guerra existiram vários fatores de conflito,como:
*A rivalidade comercial e industrial entre a Inglaterra e Alemanha;
*O revanchismo da França contra a Alemanha; a França queria recuperar os territórios da Alsácia-Lorena, ricos em carvão e ferro, perdidos em 1871 para a Prússia (parte da Alemanha);
*A rivalidade entre a Rússia e a Áustria pelo monopólio comercial nos países balcânicos (Sérvia, Romênia, Bulgária e Grécia) e outras regiões recem-libertadas do Império Turco;
*Os movimentos nacionalistas;
*A política de alianças;
*A paz armada

Pessoa partidária do imperialismo.


                                                     O Início da Guerra
  Na sua política expansionista, o Império Austro-Húngaro anexou as províncias da Bósnia e da Herzegovia, que haviam se libertado do Império Turco. Essa anexação frustrou os sérvios, que pretendiam juntar esses territórios a Sérvia. Entre os sérvios, o clima era de indignação e descontentamento.
  O Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, acabou assassinado num atentado, no dia 26 de julho de 1914, quando visitava Sorajevo, a capital da Bósnia.
  A Austrália responsabilizou os nacionalistas sérvios pelo assassinato. Estabeleceu-se uma crise que levou a Austrália a declarar guerra a Servia.
  A entrada de outros países na guerra ocorreu rapidamente, devido aos compromissos  estabelecidos pela política de alianças.
  De um lado estavam os países da Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e seus aliados (Turquia e Bulgária). Em 1915, a Itália "mudou de lado" e se transferiu para a Entente.
  De outro lado estavam os países da Entente: Inglaterra, França, Rússia e seus aliados (Bélgica e logo depois Itália e Grécia).
>

Nenhum comentário:

Pesquise